“Deus toca a nossa vontade com a doce violência do amor”
Agostinho de Hipona
No decorrer da história cristã o tema da soberania divina em relação a liberdade humana tem causado um grande alvoroço e debates calorosos. Como era de se esperar, nos tempos de Agostinho não foi diferente, o bispo de Hipona enfrentou diversos embates com os pelagianos e semipelagianos sobre a gratuidade da graça divina dispensada ao homem caído em Adão.
Desta forma, a obra foi desenvolvida com o objetivo de apresentar a discussão da predestinação divina a partir de um dos maiores teólogos e filósofos da tradição cristã, Agostinho de Hipona. No cenário em que muitas pessoas discutem o tema a partir da ótica calvinista e arminiana, surge a oportunidade de conhecer a discussão de um dos primeiros pais da Igreja que destacou a importância do problema da soberania divina e liberdade humana no meio cristão, sendo base para muitas doutrinas soteriológicas que vieram depois dele.
O material foi coletado a partir de uma densa pesquisa bibliográfica, na sua maioria as literaturas do próprio Agostinho como: A cidade de Deus, A predestinação dos Santos, A perseverança dos Santos, A graça e a Liberdade e outras, assim como outros comentadores contemporâneos que discutiram e foram relevantes para os estudos deste tema e autor.
Este livro é um convite a mergulhar neste mundo soteriológico de águas profundas, no qual todo estudioso deveria aprofundar seus conhecimentos nesta abordagem intrigante e cheia de desafios a serem resolvidos.
Tamanho: 14×21
Pág: 83
Reviews
There are no reviews yet.